Descrição
Em meio a uma multidão de montagens parafusadas e carrocerias exclusivas para exibição, esta perua Impala 1961 reivindica seu próprio destaque. Conhecido como “Double Bubble”, este carro não é apenas uma construção, é uma declaração. Nascido de uma visão ousada e concretizado ao longo de vários anos com um investimento estimado em sete dígitos, este carro único foi criado sem concessões. É o tipo de máquina que faz construtores experientes tomarem notas discretamente. É parte carro-conceito, parte peça de exibição, parte máquina de rua e 100% de cair o queixo.
A ideia? Pegar um Chevrolet Impala 1961, um dos modelos full-size mais aclamados da GM, e reinventá-lo completamente como uma perua de duas portas. O que ganhou vida foi uma masterclass única em fabricação, liderada pela premiada Greening Auto Company, com trabalho de design do inigualável Eric Brockmeyer. A missão? Construí-lo para concorrer ao Prêmio Ridler, e ele não falhou. Em 2016, o “Double Bubble” conquistou um lugar no prestigiado Ridler Great 8 no Detroit Autorama.
O plano original previa a instalação de um segundo teto no carro, mas a execução final foi ainda mais longe. Todo o teto e a tampa traseira, totalmente funcional, foram fabricados à mão, do zero. A silhueta característica de cúpula dupla dá nome ao carro, e a superfície traseira com múltiplas nervuras remete ao icônico Nomad de 1955 a 1957. O teto foi cortado em 7,5 cm e sustentado por pilares moldados à mão. O vidro é embutido, as maçanetas das portas são raspadas e cada linha foi ajustada, afinada ou massageada para garantir o equilíbrio. Elegância de carroceria em uma plataforma robusta.
A chapa metálica conta o resto da história: acabamento lateral personalizado, alargadores de para-lamas feitos à mão, capô alongado com carenagem elevada e uma tampa traseira totalmente construída à mão. Até o escapamento recebeu tratamento especial, saindo perfeitamente pelo para-choque traseiro personalizado. Das lanternas traseiras embutidas ao logotipo “DB” aplicado no chassi, interior e compartimento do motor, cada elemento desempenha seu papel no design grandioso.
Com acabamento em Glasurit branco BASF, que atinge o equilíbrio perfeito entre sutileza e impacto, ele roda sobre rodas Schott personalizadas de 18″ e 20″ escalonadas que ecoam o estilo Impala de fábrica, mas com muito mais atitude. E por falar em atitude, o capô? É eletrônico. Ao pressionar um botão, o capô é levantado, expondo um compartimento do motor que foi aprimorado até atingir a mais pura arte.
Sob o capô, a nostalgia encontra a potência moderna: um V8 de 409 cilindradas com 473 cc, cabeçotes Edelbrock e um elegante sistema de injeção eletrônica de combustível de oito cilindros. Até as tampas de admissão e válvulas são pintadas sob medida, divididas em tons acetinados e brilhantes, e ostentam a marca DB. A potência é transferida por uma transmissão manual Tremec de 5 marchas. E o escapamento passa por coletores personalizados para um sistema duplo totalmente em aço inoxidável com Flowmasters.
O carro inteiro assenta num chassis Art Morrison fortemente modificado, bicolor e detalhado com o mesmo nível de cuidado do resto da carroçaria. Tem uma traseira triangular de 4 braços com ferragens usinadas em CNC, direção de cremalheira e pinhão, suspensão pneumática ajustável RideTech ShockWave, braços de direção usinados e travões de disco Wilwood com discos perfurados e ranhurados. Até a abóbora na traseira de 9 polegadas é usinada de forma personalizada. Tal como tudo neste carro, nada foi deixado intocado.
Por dentro, o nível de acabamento impressiona. Paul Atkins arrasou com uma cabine de couro bicolor, bege e marrom, com bancos individuais personalizados, banco traseiro combinando e inserções de porta em formato de bala. O painel é totalmente fabricado e conta com um painel de instrumentos central da Classic Instruments, enquanto os controles do sistema de suspensão pneumática e do ar-condicionado ficam escondidos sob um painel invisível. Você não encontrará nenhum interruptor de plástico aqui; só o câmbio Motorhead Jewelry já merece um troféu à parte.
Após sua estreia em Detroit, o Double Bubble conquistou diversas honrarias importantes, incluindo dois prêmios Goodguys Builder’s Choice Awards. Nenhuma peça deste carro é de fábrica. Nada aqui é plug-and-play. Esta é a verdadeira definição de um carro de exposição e, embora tenha chegado perto de adquirir o Ridler, a indústria viu o que foi realizado. O Double Bubble é uma escultura móvel, uma homenagem ao que acontece quando a visão encontra o talento e a ausência de concessões.
Principais destaques
* Carrinha Impala 1961 personalizada e única
* Fabricação plurianual pela Greening Auto Company
* Custo de construção relatado de US$ 1,5 milhão
* Finalista do Detroit Autorama Ridler Great 8 de 2016
* Teto e porta-malas feitos à mão
* V8 de 473 pol³ (V8 de 409 pol³ com motor de 2 cilindros)
* Injeção eletrônica de combustível de oito cilindros
* Transmissão manual Tremec de 5 marchas
* Chassi Art Morrison modificado
* Eixo traseiro Ford de 9″ com engrenagens 3,50
* Diferencial Detroit Locker
* Suspensão traseira triangular de quatro braços
* Suspensão a ar RideTech
* Interior personalizado Paul Atkins
* Painel de instrumentos feito à mão
* Rodas Schott personalizadas (dianteiras de 18″ e traseiras de 20″)
* Freios a disco Wilwood nas quatro rodas
* Direção hidráulica de pinhão e cremalheira
* Ar-condicionado moderno
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