Descrição
Um modelo personalizado concluído pela Lang’s Custom Auto and Trim em New Cumberland, Pensilvânia, este raro Hupmobile Skylark de 1941 ganhou o Prêmio Gene Winfield no Syracuse Nationals e foi destaque na revista “Street Rodder”. Como tantas outras montadoras americanas pioneiras, a Hupp Motor Car Company prosperou em seus primeiros anos, apenas para fracassar no início da Grande Depressão. Em 1939, a Hupp fez um último esforço para reverter sua situação após uma paralisação de 18 meses, firmando uma parceria com a Graham-Paige para compartilhar a produção do Skylark, um projeto de John Tjaarda baseado nas matrizes de produção Cord 810/812 que Hupp havia comprado da Cord Automobile Company em 1938. O Skylark foi o último carro que a Hupp construiu antes de se transformar em uma empresa militar e fornecedora de peças automotivas, mas, como demonstra este fabuloso exemplar de 1941 feito sob medida, ele teve um apelo duradouro com um grupo dedicado de entusiastas atraídos por seu estilo Art Déco incomum.
O que começou como um Hupmobile Skylark ’41, um dos apenas 319 produzidos em 1941, está destinado a completar a vida como um elegante hot rod com 18 modificações na carroceria. É verdade que você teria que ter participado da construção, ou ser um verdadeiro aficionado por Hupmobiles, para conhecer cada uma dessas modificações, mas uma vez que foram apontadas, todas têm seu lugar. Mudanças na chapa metálica foram realizadas por Bill e sua equipe, que eram tão simples quanto a remoção dos trilhos de drenagem ou da antena francesa, algo que muitos hot rods modernos já passaram. Modificações mais extensas, como o ângulo traseiro do porta-malas aumentado em 8 graus para fora, juntamente com o porta-malas estendido e angulado, o que levou aos para-lamas traseiros pontiagudos e estendidos em cerca de 20 cm, foram todas realizadas. Na dianteira, o capô foi seccionado e cortado em formato de torta, enquanto o vidro lateral de uma peça foi instalado, juntamente com molduras de acabamento remodeladas e alisadas. E, já mencionamos que a abertura do para-brisa foi remodelada para aceitar uma moldura estilo Duvall que agora se encaixa na área remodelada do para-brisa e da carenagem? Em uma tentativa de modernizar o carro para aceitar os pacotes de rodas e pneus atuais, as aberturas das rodas dianteiras e traseiras foram remodeladas na parte traseira com um afunilamento agradável. Em um gesto para outro carro famoso do passado com uma vida útil curta, mas explosiva, o acabamento lateral visível utilizou o “V” de um Edsel.
As peças restantes do acabamento lateral foram moldadas em aço inoxidável e, em seguida, altamente polidas com as maçanetas Hupp de quatro portas incorporadas. A iluminação foi outra área repleta de criatividade, com os para-choques dianteiros bipartidos feitos à mão incorporando indicadores de direção Harley-Davidson, enquanto os faróis Hupmobile encontraram um lar em caçambas Ford ’36. Os para-choques traseiros bipartidos feitos à mão ficam abaixo dos marcadores laterais da Nissan, que agora servem como lanternas traseiras. Os estribos exclusivos são revestidos em aço inoxidável, enquanto o último vestígio do Cord 810, a “protuberância” da tração dianteira na chapa metálica dianteira, foi removido, resultando em uma aparência mais compacta e suave. O assoalho foi amplamente modificado e o quadro e a travessa dianteira apresentam um reforço para acomodar as muitas novas mudanças que estão sendo implementadas na parte inferior.
A chapa metálica foi devidamente massageada por meio de inúmeras horas de trabalho na carroceria, pelas mãos de Bill. Posteriormente, as cores finais foram aplicadas por Dave Cornwell, da DC Hot Rods, nas cores bicolores da DuPont (Axalta) Hot Hues, divididas na linha da cintura; a parte superior em branco perolado metálico e a parte inferior em Champaign Fizz. Paul Quinn, da Design Brilliance, cuidou dos gráficos contrastantes que separavam as cores da parte superior e inferior da carroceria.
A base da Hupp é baseada no chassi original, ao qual é fixada uma suspensão traseira Currie de 9 polegadas, e utiliza rotores de 11 polegadas e pinças de freio a disco da Stainless Steel Brake Corporation, além de amortecedores coilover RideTech. Na dianteira, a Heidts Superide IFS utiliza sua própria marca de eixos rebaixados com rotores e pinças de disco SSBC de 13 polegadas, RideTech Shockwaves, cremalheira Flaming River e cilindro mestre Kugel Komponents sob a carenagem e conjunto de pedal de balanço. Mantendo toda a suspensão rolando na estrada, um conjunto completo de rodas Budnik Revolver medindo 18×8 e 20×9,5 polegadas com pneus BFGoodrich g-Force T/A KDW2, 215/35ZR18 e 245/35ZR20.
A suspensão e os pneus estão no lugar, então e agora, ou melhor, Hupp’s up!, para o trem de força? O motor é um 454 Chevy big-block preparado pela Gil Davis Race Engines, equipado com virabrequim SCAT, comando de válvulas COMP Cams e balancins, tudo coberto com tampas de válvulas personalizadas por Bill, que também fez o conjunto da tampa do motor/filtro de ar. Outros detalhes do motor incluem ignição MSD, admissão Edelbrock Air-Gap e carburação com acelerador Lokar. Os gases de escape passam por um escapamento fabricado pela Lang, equipado com silenciadores MagnaFlow para abafar os sons. Toda essa potência é canalizada para a traseira por um Turbo 400 retrabalhado pela Pat’s Transmissions com um câmbio Lokar acoplado.
Com tudo isso acontecendo do lado de fora, o interior mantém grande parte da aparência original do Hupmobile, mas aprimorado com componentes modernos e atenção ao conforto e aos detalhes. O painel do Hupmobile foi modificado e o painel foi aprimorado com Birdseye Maple, equipado com representações modernas dos modelos originais da Classic Instruments. White instalou o aparelho de som Mobile Spec e também cuidou de toda a fiação, incluindo a operação do sistema de aquecimento e ar-condicionado Vintage Air.
A coluna de direção ididit é encimada por um volante Ford Crestline modificado com o emblema da Hupmobile. A Lang’s Custom Auto & Trim recebeu a aprovação para costurar a “sala nobre”, baseada nos bancos dianteiros personalizados revestidos em couro Mello Hide, na cor Espresso Pearl, com cintos de segurança Juliano, enquanto o carpete Daytona foi feito em marrom escuro. Mais Mello Hide foi usado nos painéis das portas, enquanto o console central personalizado é outro toque único de Bill, que esconde a unidade principal do rádio retrátil.
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